Razão Social 


Se trata de um nome de registro do seu negócio. Pode encontrá-lo com outras designações como Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial. Esse nome estará presente em todos os documentos formais emitidos pela sua empresa, como cartão de CNPJ, alvará, contratos, cheques, etc.


É como se você o seu nome completo, que fica registrado na sua “certidão de nascimento do empreendimento” na Junta Comercial ou no Cartório.


Quando uma nova empresa nasce ela tem a obrigação de informar qual a razão social para o processo de abertura em uma junta comercial ou cartório. Esse é o primeiro item pedido pelo contrato social.


Não é possível nomes iguais ou similares, senão o registro será impedido. Então também é uma forma de manter a particularidade e originalidade da sua empresa. Outra restrição é que não tem permissão de ter alguma referência a outra área de atuação que não seja a que seu negócio atua.


No caso de Empresa Individual a Razão Social da Empresa será o próprio no do Empresário. 


Nome Fantasia 


Diferente da razão social, este nome será divulgado para o público, em logotipo, ações de marketing, etc. Também recebe o título de Nome de Fachada ou Marca Empresarial, portanto o nome popular da sua empresa.


Dependendo da vontade do empresário sobre o nome ser igual ou semelhante ao conceito anterior, afinal serve para a divulgação da empresa e seus produtos, a estratégia e maior aproveitamento da marca cabe aos gestor.


Assim como dito anteriormente, o nome fantasia também não pode fazer referência a outro setor que não seja o que se encaixa o seu negócio.


A sua utilização é livre independente do tipo de Sociedade que for aberta, seja uma Sociedade Limite ou Empresário Individual.