Quando existe uma movimentação entre contas, por exemplo, uma Aplicação da Conta Corrente na Conta Investimento, essa transação não é nem um pagamento nem um recebimento, é uma Transferência. 


Vamos ver como fazer uma transferência entre contas no Nibo. Utilizaremos como exemplo a conta "Caixinha".


Importante: Antes de começar, fazemos 2 recomendações:

  • Crie no Nibo as mesmas contas bancárias que você utiliza no dia a dia da sua empresa. Não sabe como? Clique aqui e veja;
  • Faça a configuração do seu extrato automático. Quer saber como? Clique aqui e veja.


Após esses dois passos realizados, é possível fazer a transferência de 2 formas.


  1. Via conciliação bancária, que é o mais indicado e depende de você configurar o extrato automático ou importar extrato via ofx para pelo menos uma das contas. 
  2. Via lançamento manual, não indicado para empresas que realizam a conciliação bancária.


Via Conciliação Bancária


No painel inicial na aba "Empresa" e sub-aba "Contas & Extratos", escolha no barra lateral direita a conta que deseja fazer a transferência.

Lembrete: você deverá ter a conta já criada no Nibo.


Após isso, clique no botão "Conciliar extrato".



Clicando em "Conciliar extrato" você será redirecionado para uma tela de Conciliação Bancária.

Dica: Ao lado esquerdo em Movimentações Importadas sempre aparecerá o extrato real da movimentação da conta do banco e ao lado direito em Extrato Nibo sempre aparecerá o extrato da movimentação da conta dentro do Nibo.  


1- Clique na lista de opções e clique em "Transferência".

2- A lista (2) é a relação de contas que você criou no Nibo, escolha a conta destinatária e clique nela. No nosso exemplo, a conta foi a CEF.



Após isso clique em "OK" e pronto, sua transferência foi conciliada!


Via Lançamento Manual


No painel inicial na aba "Empresa" e sub-aba "Contas & Extratos", escolha no barra lateral direita a conta que deseja fazer a transferência.

Lembrete: você deverá ter a conta já criada no Nibo.


Após isso, clique no botão "Conciliar extrato".



Basta agora preencher as informações de Data de quando ocorreu a transferência, o valor transferido e o Banco de Destino e clicar em Transferir




Dica:  Em ambos os casos, para confirmar que a transferência ocorreu corretamente, confirmar os lançamentos de saída e entrada na conta pagadora e recebedora, respectivamente.